Carinhos na gravidez e mão da barriga

Uma das melhores coisas da minha gravidez, até agora, é o carinho que tenho recebido das pessoas. Fico emocionada cada vez que alguém dá parabéns, me abraça, dá uma lembrancinha pro Jota ou mesmo quando as manifestações são através das redes sociais.

Esses dias estava me sentindo meio chateada, e por coincidência precisava ir em uma das lojas em que trabalho. A recepção que eu tive das meninas foi tão boa, me senti tão acolhida, recebi tanto carinho, que mudou meu dia.

Outra coisa que me deixa muito emocionada é quando coloco algo sobre a minha gravidez no facebook e as pessoas curtem. É bobagem, eu sei. Ontem, por exemplo, coloquei uma foto da minha barriga e várias pessoas curtiram e comentaram, mesmo pessoas com quem tenho pouca interação na rede. Isso me faz pensar o quanto um bebê é capaz de aproximar e encantar pessoas, e o quanto as pessoas me querem bem.

Mas como nada é perfeito, em meio a tudo isso, eu tenho um pequeno problema: detesto quando as pessoas colocam a mão na minha barriga – aliás, essa foi uma das poucas teorias que eu tinha antes de grávida que não se anularam nos últimos meses.

O assunto é polêmico, mas meu motivo é simples: por mais que as pessoas me falem coisas boas, e eu sinto que a grande maioria tem intenções e desejos maravilhosos para mim e para meu filho, eu nunca sei o que a pessoa sente e pensa quando acaricia minha barriga. Além disso, ninguém sai por aí encostando em homem barrigudo nem em mulheres não-grávidas, né? Então acho que eu não tenho mesmo que amar esse pequeno gesto. E não amo.

Lógico que, dependendo de quem for, não me importo e até acho que um carinho faz bem, como quando são os avós, tios e amigos próximos. E também aquelas pessoas que a gente sente que a energia é boa de longe. Tirando esses, acho deselegante, inadequado e às vezes até um pouco desrespeitoso quando as pessoas vêm logo colocando a mão na minha barriga, porque ultrapassa aquele limite invisível que todo mundo tem para seu espaço pessoal. Mas fico sempre numa situação indelicada. Não sou uma pessoa de meias palavras, então como corro o risco de falar algo e ser muito grosseira, às vezes fico quieta, e delicadamente, eu mesma coloco a mão na barriga também, como se assim pudesse proteger meu filho de qualquer invasão.

Fora isso, continuo dizendo que amamos todas as outras manifestações, recados, lembranças, abraços, presentinhos. Enfim, as formas de dar parabéns e dizer o quanto o Jota é bem vindo, são muitas. Eu não sou uma pessoa tão radical. Mas se o desejo de tocar na barriga for irresistível, por favor, não custa pedir licença.

P.S: não sei como as outras mãos se sentem quanto a isso, essa é uma opinião bem pessoal sobre o assunto.

P.S2: esse post não é um recado pra ninguém, é apenas um desabafo.

Uma opinião sobre “Carinhos na gravidez e mão da barriga

  1. Oi Jully!

    Vi sua mensagem no Facebook e tentei te enviar um email como resposta, já que meu perfil está bloqueado e não consigo fazer muita coisa por lá… Como não sei se você recebeu, envio aqui o meu email e, se você puder, manda só um “oizinho” e eu te envio a resposta. O endereço é rafinhavilela@gmail.com

    Além disso, gostaria de dizer que tenho a mesma impressão quanto a pessoas colocando as mãos sobre nossas barrigas. Quando uma pessoa próxima (ou não tão próxima) me questiona se pode tocar a barriga, tudo bem, sinto-me até envaidecida… Mas chegar chegando não dá! Até porque a gente não quer que qualquer pessoa toque o bebê, não é?!
    A melhor sensação é quando o namorido faz um carinho; tenho a sensação de que a Isabela sente e retribui, se mexendo dentro da barriga e chutando exatamente a área onde a mão dele está posicionada! O quão maravilhoso é isso? Estou certa que ela vai ser a princesinha do papai!

    Beijo!!!!

Deixe um comentário

