Bico: usar ou não??

Quando levamos o João Otávio na primeira consulta com o pediatra – que alias nao foi a mesma com quem consultei antes de ele nascer – estávamos começando a dar o bico pra ele, e eu como boa mãe de primeira viagem estava morrendo culpa, afinal nao sabia se isso, a longo prazo, poderia causar algum prejuízo pra saúde dele.
Aproveitei a consulta para perguntar para o médico sobre o uso da chupeta. A resposta dele me chocou profundamente. Nas palavras do pediatra: “a Sociedade Brasileira de Pediatria nao proíbe nem recomenda o uso da chupeta. na minha opinião, A chupeta é uma criação do homem, Deus fez o seio da mãe como bico pro neném, e ele deve chupar, morder, pegar, sugar, apertar o seio da mãe até cansar. Eu, se tivesse, filho nao daria bico pra ele, mas essa é uma decisão dos pais.”
Eu, que naquele instante estava com o seio rachado e latejando de dor por causa da amamentação, tive vontade de arrancar minha blusa e mostrar pra ele o resultado de chupar, morder, pegar, sugar, apertar. Seguindo a mesma lógica, então vamos todos arrancar nossas roupas, abandonar nossas casas, abolir carros, ônibus, aviões, celulares e afins e vamos caçar e plantar nossos alimentos, afinal todo o resto é invenção do homem. E claro, bem se vê que ele nao tem filhos e nao tem a menor idéia das maravilhas do bico na vida do bebê.
Pois bem, se usar o bico é decisão dos pais, a minha estava tomada: vamos sim usar chupeta e nunca mais voltamos naquele médico que nao sabe o que diz, simples assim.
Tudo bem, algumas crianças têm dificuldades para largar a chupeta. Eu mesma lembro do quanto amava chupar bico e da luta que foi pra largar. Mas como isso nao é algo para me preocupar agora, dou sim a chupeta pro meu filhote, e Deus que me perdoe, mas só ele sabe a mágica que o bico faz nos momentos de desespero do João Otávio.
O mais engraçado é que todas as mulheres com filho pequeno para quem contei essa história riram da resposta do médico. Até parece piada, mas todas disseram dar o bico pros seus filhos e admitiram que em alguns momentos só ele dá conta de acalmar os pequenos.
Desde então, eu dou o bico sim, e sem um pingo de culpa. Talvez no futuro eu trave uma luta para abolir a chupeta, mas no momento tenho verdadeira adoração por ela e nao abro mão de tê-la sempre por perto. No fim das contas, manter nossos pequenos sossegados também faz bem pra saúde deles e pra nossa.

Uma opinião sobre “Bico: usar ou não??

Deixe um comentário

